Para divulgar os serviços online necessitamos de uma estratégia. Uma amiga minha é super avessa a se expor nas redes sociais. Ela não tem perfil nem no Instagram nem no Facebook. Com muito custo mantem uma conta no Linkedin, mas abandonada. Tem um perfil no Twiter, que segundo ela, é apenas para se atualizar nunca posta nada. Agora, ela está se formando em psicologia e veio me perguntar se “precisará criar perfis no Instagram e Faceboo para divulgar os serviços online e conseguir clientes na nova área”.

Bom, a verdade é que para divulgar os serviços online é bem mais simples chegar nos clientes nas redes sociais.

Vamos aos dados:

O Brasil é o 2º país mais conectado do mundo. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone. 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas redes sociais. (essas informações são Hootsuite e WeAreSocial).

<<Leia também: Como falar com quem está buscando o que você oferece?>>

O Brasil é 3º no ranking mundial no uso de redes sociais. Somos mais de 150 milhões de usuários de redes sociais por aqui. E Sudeste é a região do Brasil com a maior porcentagem, cerca de 78% dos usuários de internet utilizam redes sociais.

Mas, para divulgar os serviços online PRECISA ter rede social?

Ainda que a verdade seja que precisar, não precisa, você vai gastar muito mais tempo e dinheiro para conseguir um resultado sem estar nas redes sociais. Pois com tanta gente por lá, além de se conectar com elas, você vai ser indicado por elas. Ou seja, vão indicar e recomendar os seus serviços. Afinal o famoso boca a boca, onde um cliente indica pra outro, hoje é online.

Estratégia para divulgar os serviços online

Vale lembrar que qualquer divulgação deve partir de uma estratégia bem elaborada. A estratégia busca atingir o público alvo desejado e criar a reputação desejada. Parece simples, mas requer conhecimento e dedicação, além de, claro, ajustes no desenrolar.

<<Leia também: Planejamento de redes sociais não é planejamento de marketing!>>

A comunicação não é uma ciência exata. Aquele discurso de “eu sou responsável pelo que falei e não pelo que a outra pessoa entendeu” não serve mais. Somos sim, responsáveis pelo que comunicamos. E olha, a comunicação não vem apenas do que falamos. Mas como agimos, o que fazemos e como falamos.

Por isso ter um profissional especialista para auxiliar na criação dessa estratégia é o que diferencia o sucesso do fracasso. Fale conosco. Aqui na AgLamparina temos especialistas para entender sua necessidade e trabalhar dentro do ideal e do possível. AgLamparina – Iluminando o caminho para o seu sucesso.

Carol Capuano é comunicadora, jornalista e empresária.