O marketing faz parte dos planos de crescimento das empresas, diante disso os investimentos em publicidade podem facilmente ultrapassar o orçamento. Sendo que nem todas as campanhas de marketing se tornam bem-sucedidas. Aliás, em muitos casos sua eficiência nem pode ser medida. Por isso é considerado uma aposta, mas não precisa ser assim. Considerado a bola da vez, o marketing SMART apresenta táticas de desenvolvimento para os negócios.
O marketing SMART são processos que ajudam na definição de metas que farão parte das estratégias de marketing e negócio. Que se alinham aos objetivos, apresenta um cronograma claro e são alcançáveis.
O Termo SMART é uma abreviação em inglês que significa: S (Specific = Especifico), M (Measurable = Mensurável), A (Achievable = Alcançável), R (Realistic = Realista) e T (Timely = Oportuno).
Metas e objetivos devem ser definidos segundo essas diretrizes:
Específico
Antes de começar a desenvolver uma estratégia de marketing é necessário decidir qual resultado específico deseja conquistar. Como cada tarefa exige uma abordagem diferente, é importante definir objetivos específicos que podem ser detalhados futuramente.
Mensurável
Objetivos capazes de serem convertidos em resultados que podem ser medidos e marcos que podem ser acompanhados. O que proporciona uma visualização detalhada do progresso.
Alcançável
Metas claras e possíveis manterão a equipe motivada e trabalhando firme para alcançar. Se a equipe esta em conflito isso significa que as metas estipuladas são utópicas, ou que os colaboradores não entenderam o que foi solicitado.
Certifique-se de que todos entenderam o plano, respondendo todas as perguntas durante as reuniões.
Realista
Depois de definidas é possível verificar se as metas são alcançáveis apoiando as expectativas em fatos. Explique o momento atual dos negócios ou porquê acredita que a demanda pelo produto/serviço vai crescer.
Uma análise de dados pode apoiar sua visão e garantir que os dados sejam apresentados de uma forma que todos consigam aumentar.
Oportuno
A definição do prazo desempenha um papel fundamental em planos bem amarrados. Pois, até os objetivos mais ambiciosos podem ser alcançados se desenhado com riqueza de detalhes.
Além disso, segmentar a estratégia ajuda na estruturação do plano. Uma vez que, finalizar pequenas tarefas ajuda a manter a equipe mais motivada.
[…] o suporte da meta SMART temos a certeza de oferecer o melhor serviço de planejamento estratégico aos nossos clientes. […]