O que a roda, o computador e o smartphone têm em comum? Todos foram criados para atender uma necessidade. No caso da roda permitir deslocamentos mais rápidos, do computador cálculos matemáticos mais velozes e precisos e do smartphone reunir diversas aplicações na palma da mão. Considerando que um produto/serviço visa responder uma demanda, para que essa demanda seja efetivamente atendida, o usuário precisa conseguir usar. Diante disso, o UX design é uma reunião de metodologias e ferramentas que tem como propósito garantir que o usuário consiga interagir com um produto/serviço, além de atender demandas satisfatoriamente.
Mas, o que é UX design?
Num mundo onde são criados novos produtos/serviços diariamente a competição pela atenção do usuário é feroz, sendo que se ao comprar uma solução o consumidor não conseguir usar ele vai buscar outra alternativa para seu problema. Dito isso, um dos princípios do UX design é garantir que o cliente entenda a solução e se relacione com ela.
Leia também: Hospedagem de site o que precisa saber para contratar
UX design é um conjunto de metodologias que abrange elementos de design de interfaces, mapeamento da jornada do cliente e design de software, com o objetivo de facilitar a interação do usuário com o produto/serviço que está sendo oferecido. O UX, User Experience, ou Experiência do Usuário é utilizada para melhorar as interfaces de comunicação entre solução e consumidor.
Vamos pensar num site
Experiências bem projetadas permitem uma navegação mais eficiente. Através de layouts adequados, conteúdo de fácil entendimento e boas estratégias de conexão. Diante disso, o UX design pode reduzir o percurso entre a primeira interação do cliente e a finalização da compra. Outra possibilidade é aumentar o tempo de permanência do usuário no site, promovendo o aumento de receita obtida por meio de anúncios e retenção da informação que está sendo apresentada.
Benefícios do UX design para os negócios
Muitas empresas já entenderam o potencial de influenciar pessoas do UX design, por isso estão implantando algumas de suas metodologias no processo de desenvolvimento de produtos/serviços. Visto que, as estratégias de UX podem aumentar muito a usabilidade, funcionalidade essencial para reter, converter e satisfazer clientes.
A propósito, aparência, legibilidade, layout, tráfego, estabilidade e responsabilidade são alguns dos pontos que podem ser melhorados pelo processo de UX design.
A AgLamparina pode desenvolver um site para sua empresa. Também conheça nossas soluções em hospedagem de sites. Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.
[…] <<Leia Também: UX design aprimorando a experiência do cliente com seu produto/serviço>&g… […]