O marketing digital está em constante evolução, sendo que nos últimos anos essas mudanças negativas e positivas foram mais significativas e aceleradas. Vejamos a seguir as algumas das principais tendências de marketing para pequenos e médios empreendedores para 2020:
Vídeos ainda marcando presença nas tendências de marketing
Já fazem 5 anos que o marketing de vídeo está no top trends das tendências de marketing. Por isso, desde 2018 as empresas começaram a entender sua importância e investiram pesado nessa estratégia. Logo, em 2020 isso não vai ser diferente, pois o marketing de vídeo se tornou uma necessidade, uma vez que os clientes têm preferência por conteúdo em vídeo.
Mas como essa tendência vai se comportar nos próximos anos? Já que estamos caminhando rumo a saturação desse tipo de conteúdo? É preciso acompanhar de perto para se adaptar a evolução.
Podcast entre os queridinhos do público
Desde o final de 2018 e no decorrer de 2019 o podcast cresceu e prendeu a atenção do público, superando outros canais.
A vida moderna sobrecarregada pode ser a principal causa do crescimento do podcast. Já que esse tipo de conteúdo pode ser consumido enquanto realizamos tarefas do dia a dia, durante o trabalho, atividade física e refeições. O que não acontece com vídeo. Enfim, o podcast conquistou o público por causa de sua praticidade e conteúdo diferenciado.
Desconstrução do funil de venda
A saturação das mídias sociais, os dispositivos móveis, alteração na pesquisa do Google, entre outros fatores interferiram na jornada do cliente e impactou o funil de marketing radicalmente no último ano.
Em função disso a jornada do cliente se tornou dispersa e fragmentada, pois é possível comprar quase tudo sem precisar sair do site, ignorando completamente algumas etapas da jornada.
Como o fenômeno facilitou a compra por impulso, isso pode beneficiar muitas empresas. Entretanto, a interação e retenção dos clientes se tornaram mais desafiadoras.
Assim, o desafio dos profissionais de marketing é desenvolver um novo funil para administrar a nova jornada não linear e dispersa, com o propósito de criar uma experiência mais coesa.
Marketing de experiência
Com a mudança na jornada do cliente, o atual funil de marketing não atende as necessidades do consumidor moderno. Dito isso a publicidade/conscientização do produto ou serviço não é a única demanda do marketing. Visto que, mostrar a marca não é o suficiente, o consumidor precisa sentir e experimentar para desenvolver um relacionamento com a marca.
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