Embora storytelling tenha se transformado num tipo de palavra da moda, não podemos ignorar sua importante contribuição à história da humanidade. Que é sua incrível capacidade de conectar pessoas. Diante disso, as técnicas utilizadas para contar histórias podem ser empregadas no desenvolvimento de produtos/serviços para atrair os usuários.
O storytelling é um recurso antigo capaz de conectar produtos e pessoas, criando vínculos através de narrativas. Uma vez que a arte de contar história faz parte de nossa cultura, já que somos apresentados a sua estrutura desde cedo.
Memória afetiva e narrativas que conectam
Além disso, a contação de história faz parte de nossa memória afetiva. Certamente você lembra de ouvir histórias em algum momento de sua vida. Portanto, memória afetiva é um conceito que pode ser muito bem aproveitado no desenvolvimento de produtos para o público infantil.
A Disney é uma empresa que sabe trabalhar muito bem o storytelling em seus produtos, ativando no processo a memória afetiva das pessoas. Visto que, muitas gerações cresceram com seus personagens, logo a identificação é imediata. Especialmente, quando uma nova releitura de personagem clássico é lançada, levando uma multidão de pais às lojas para adquirir os produtos que fizeram parte de sua infância para seus filhos.
A propósito, cada marca, cada produto e cada franquia da empresa tem seu próprio storytelling e valores. Isso proporciona uma vasta gama de possibilidades em desenvolvimento de produtos e conexões diferentes. Tal como temáticas relacionadas à magia, diversão, amizade, aventura, bravura entre outras. Até questões mais profundas como empoderamento feminino e solidão na terceira idade são usadas para criar identificação com o público.
Isso significa que, compreender o tipo de história que mais se comunica com o consumidor é essencial para criar produtos de sucesso.
Afinal como o storytelling pode impactar a vida das pessoas?
Ao criar vínculos com o consumidor, pois, permite que ele entenda a motivação por trás da criação de produtos/serviços, o storytelling fundamenta a marca. Afinal de contas, não basta só vender produtos/serviços é preciso criar uma conexão com o consumidor e oferecer uma experiência tão impactante que ele vai se tornar o principal divulgador do seu negócio.
Quando pensamos em tecnologia acreditamos que ela tem resposta para todas as demandas, acontece que até a tecnologia é resposta a uma necessidade social. Ocorre que, ideias simples funcionam tão bem quanto, já que o desenvolvimento de produtos está muito além da tecnologia, dado que o match com os desejos do consumidor é o que vai levá-lo a procurar sua marca. Pois, às vezes, ideias simples e inovadoras são as que proporcionam mais ligação emocional com produtos/serviços.
Se você já pensou em incorporar o storytelling na comunicação de sua marca, mas não colocou a ideia para rodar por não saber como começar. Entre em contato com a AgLamparina para juntos desenvolvermos a história que vai conectar sua marca ao seu público-alvo.
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