Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas ainda não sabem a real utilidade de um site. Ele é bem mais que um endereço na web. É um espaço de publicação que não depende de algoritmos como as redes sociais. Além de ser totalmente customizável de acordo com o gosto do proprietário. Mas, como tudo na vida, existe prós e contras.
Site – Desvantagens comparado às redes sociais:
- Tem que divulgar: Sabe quando você pensa em abrir um negócio na sua garagem? Então, as pessoas vão passar na frente e “ver” seu negócio. Um site é um negócio online, mas que não tem “passagem” de pessoas na porta. Então, além do SEO (que vamos falar mais abaixo) um site precisa de divulgação, principalmente no começo;
- Custa mais: Como gostamos de falar aqui na AgLamparina, site pode ser que nem um carro, “tem de Fusca à Ferrari”. Ou seja, pode custar bem caro, dependendo o modelo e acessórios;
- Requer manutenção: A forma mais simples de explicar a manutenção dos sites é comparar à um celular. Mesmo o modelo mais moderno, recebe atualização do sistema operacional e dos aplicativos constantemente. Os sites são formados com sistemas operacionais e aplicativos (plugins) e precisam de manutenção constantemente.
<<Leia também: Como falar com quem está buscando o que você oferece?>>
Site – Vantagens comparado com redes sociais;
- O site é seu: Não importa se o “tio Mark” ficar de birra e mudar toda a regra do jogo, você não perde “nada” do que publicou (desde que faça a manutenção);
- Vai ficando mais “conhecido” com o tempo, e o investimento em divulgação vai caindo. Essa regra é válida para os sites que são construídos utilizando técnicas de SEO;
- Customização de tudo: No site o dono pode escolher dede quantidade de páginas, ferramentas, botões, cores, onde vai cada coisa, etc. Claro, que para ter maior relevância para o Google, algumas sugestões são feitas, mas quem decide no fim é o proprietário;
- Fala com quem está buscando o que ele oferece: diferente das redes sociais, que existe uma força enorme para “influenciar” pessoas, com o site o objeto principal (produto ou serviço) pode ser encontrado pela busca no Google (desde que o site seja bem construído, com técnicas de SEO).
Site – Vantagens comparado aos anúncios;
- É mais barato. Lembra que eu falei lá em cima que é caro um site? Por bem, depende do comparativo. Comparado com anúncios, um site pode ser sim mais barato. Por que anúncio quando paramos de pagar sai do ar, já um site, vai ganhando relevância com o tempo. Ou seja, o trabalho e o que se gasta com ele é cumulativo.
O mundo ideal, que muitas vezes está muito longe da realidade das empresas, é trabalhar nas três frentes: site, redes sociais e anúncios. Porém, quando tem que se escolher um caminho mais barato, há que se balancear sobre onde está o seu cliente. Nem todos os produtos ou serviços tem bom resultados nas redes sociais.
<<Leia também: O que é Consultoria em Comunicação e Marketing?>>
Por isso que o auxílio de um profissional especializado para definir o caminho e onde deve ser a aplicação dos recursos pouca tempo e dinheiro. Fale conosco. A AgLamparina tem uma equipe especializada em comunicação e marketing e pode te auxiliar na escolha da melhor estratégia em comunicação para o seu negócio.
Deixar um comentário