2020 finalmente está chegando ao fim. Um ano extremamente desafiador e que exigiu muito jogo de cintura. Apesar, do susto, muitas oportunidades surgiram para quem souber fazer do limão uma limonada. Mas, agora é hora de planejar as estratégias de marketing digital para o próximo ano, e continuar investindo do crescimento na presença de marca.

O que será apresentado a seguir são tendências de marketing digital para 2021. Previsões que são feitas considerando o momento presente, com o propósito de encontrar oportunidades futuras. Como não se trata de uma ciência exata algumas podem nem emplacar. Ou, até mesmo, novas surgirem.

Entretanto, o que buscamos aqui é colaborar com o planejamento de sua empresa. Apresentando ferramentas que vão contribuir com a manutenção da reputação online.

Lives

As transmissões ao vivo se tornaram uma ferramenta poderosa para aproximar artista e público durante a quarentena. Uma vez que para evitar o crescimento do novo coronavírus o isolamento social parou o país por alguns dias. Causando o cancelamento de todas as atividades coletivas como os shows. Dentro desse contexto as redes sociais foram usadas para manter o contato entre artistas e público.

Empresas também utilizaram a live para apresentar produtos/serviços e conteúdo de valor no decorrer do isolamento. Ainda que em menor grau, as lives vão continuar fazendo parte da comunicação das empresas.

Vídeos curtos

Em 2020 o TikTok conquistou a atenção do público com seus vídeos curtos, desafios, dancinhas e dublagens. O sucesso foi tanto que a fórmula foi replicada para o Facebook e Instagram.

Muitos famosos e empresas aderiram à brincadeira criando vídeos, em alguns casos com vídeos diários. Essa tendência de marketing digital vai permanecer em 2021 graças ao lançamento do reels no Instagram. Pois, a rede social está aumentando a relevância desse tipo de conteúdo.

Pesquisa por voz

Apesar de não ser um recurso novo a pesquisa por voz aparece na lista de tendências de marketing digital para o próximo ano.

Uma vez que, em janeiro a ComScore já havia publicado uma previsão de que 50% das buscas realizadas em 2020 seriam feitas por voz. Um efeito positivo da melhoria nas ferramentas que oferecem esse recurso.

Personalização

Mais uma tendência de marketing digital que está no radar há algum tempo. Portanto, para o próximo ano as empresas terão que investir em tecnologia e ferramentas que permitem criar uma experiência personalizada aos clientes.