Alguns dos maiores desafios da humanidade como alterações climáticas e o aumento da violência são problemas, geralmente, causados pelo comportamento humano. Portanto, só podem ser solucionados se as pessoas mudarem seus hábitos e estilos de vida. Dito isso, essa ideia de mudança de comportamento é o pilar do marketing social.

O marketing social utiliza conceitos das ciências sociais e do marketing comercial para mudar o comportamento das pessoas em benefício social, mudanças que são produtivas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.

A diferença entre o marketing social e o marketing comercial está no resultado previsto, enquanto no primeiro a mudança do comportamento das pessoas é direcionada a favor do consumidor e de toda a sociedade, o segundo tem como propósito atrair mais consumidores e, consequentemente, converter isso em vendas.

Leia também: Meta

Os anúncios tradicionais são criados para vender produtos e serviços, sendo que nem todos são capazes de conquistar a atenção do consumidor e persuadir a conhecer mais sobre o produto ou serviço que está promovendo. No entanto, os mais criativos e que recorrem à emoção conseguem cativar o público e levar a experimentar o que estão oferecendo.

O mesmo principio se aplica ao marketing social, uma vez que as pessoas não gostam de ouvir o que fazer. Logo, se bem executado chama a atenção e propaga a consciência sobre uma questão social, através de emoção e criatividade. Mas, principalmente, apresenta uma forma simples e atraente para tornar o mundo melhor, assim como esse novo comportamento consciente mais favorável que qualquer outro hábito regular.

Por que o marketing social é importante?

Porque ajuda a alcançar o público-alvo desejado;

Auxilia na personalização da mensagem para essa audiência;

Desenvolve mudanças de comportamentos maiores e mais permanentes;

Finalmente, é uma excelente ferramenta porque funciona.

Atividades que fazem parte dos esforços de marketing social:

Criar consciência e interesse;

Mudança de atitudes e situações;

Motivar os indivíduos a mudar seu comportamento;

Capacitar para a ação;

Manutenção da mudança.

O marketing social pode ajudar a transformar comportamentos para melhorar os problemas sociais. Além disso, os consumidores mais jovens são mais conscientes, por isso se interessam pelos impactos causados no planeta pelas corporações e marcas.

Saiba mais sobre o assunto em: http://twixar.me/5BZm