Quem nunca passou por um sufoco na hora de apresentar um projeto em uma reunião, ou palestra, ou até mesmo aquele trabalho na faculdade onde o powerpoint não mostrava exatamente o que tinha a dizer? Pois é, bons slides, boas imagens podem ser o diferencial de sucesso ou fracasso para sua apresentação.
E como montamos uma boa apresentação?
Para começar, faça um planejamento do conteúdo. Pense no local e platéia que irá assistir – isso influencia a quantidade de conteúdo escrito ou imagens. Pense no local, se haverá muita ou pouca iluminação – isso influencia as cores que você vai usar. Se você está fazendo isso para empresa, utilize-se da identidade visual da marca.
Esboce um roteiro do conteúdo que será “dito” e o que precisa ter no slide para dar o apoio do que será falado. Assim como tudo na comunicação, para boas apresentações partimos do planejamento. A busca de utilizar de elementos visuais que vão compor a mensagem, para ser clara, objetiva e atrair a atenção do público.
Apresentação: O que colocar?
Além da riqueza do conteúdo, utilizar-se de conteúdos visuais impactantes, como: imagens, gráficos, estatísticas, números, vídeos, etc. auxilia na criação de apresentações de sucesso, encantando o público e passando a mensagem.
Por isso o roteiro deve “contar” uma história, ter coerência e ser conciso, sem se alongar em pontos que não são relevantes para o objetivo da apresentação.
Em sua estratégia inclua a interação com o público, curiosidades, pense em perguntas que possam surgir, essas interações deixam as suas apresentações mais dinâmicas e divertidas.
Apresentações em slide: Como criar?
Além do famoso e muito já difundido PowerPoint da Microsoft, o Google oferece de forma gratuíta (basta ter uma conta) o “Google Apresentações”. Bem semelhante às funções do concorrente, além de permitir abrir o documento de um em outro, o aplicativo pode ser usado na nuvem, sem baixar para o computador. Outra vantagem do app do Google é que ele por ficar na nuvem, e você poder abrir de qualquer dispositivo conectado com a internet, evita contratempos de formatos e versões que não abrem em alguns computadores.
A versão do Google também permite o compartilhamento em tempo real, que permite que mais de uma pessoa trabalhe na apresentação. Nas configurações de compartilhamento permitem o controle do acesso de quem pode visualizar e editar o slide, os históricos das atualizações ficam gravados com o nome do usuário, data e horário. É possível reverter o documento para versões anteriores.
Animações, fontes, gráficos, e funções mais avançadas a Microsoft ainda mantém a liderança.
Agora você ficou perdido com os recursos, e gostaria de ajuda para elaborar sua apresentação? Conte conosco, teremos prazer em contribuir com o sucesso de sua empresa.
Fale com a AgLamparina e solicite um orçamento.